Seja bem-vindo/a as nossas programações

Tema do ano 2011 Paz na criação de Deus. Esperança e compromisso. Lema bíblico: "Glória a Deus e paz na terra." Lucas 2.14 E-mail: luteranosburiti@gmail.com ou do pastor: Paulo

**********Pesquise nossa agenda para os próximos meses.*******



Telefone: 55 3509 1003



quarta-feira

Celebração dos 492 anos da Reforma e os quatro pilares da Reforma Luterana

Neste ano, dia 31 de outubro, estaremos comemorando mais um ano da Reforma Luterana. Para ser mais exato, são 492 anos. Muitas pessoas ainda hoje se perguntam sobre o que foi a Reforma e o que ela ainda hoje signigfica para nós cristãos. Sim, pois a reforma não diz respeito apenas às Igrejas Luteranas ou católica, mas sim, à toda a Igreja.
Nesses artigos que disponibilizamos aqui, extraídos do Jornal Luterano, quatro pastores da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, IECLB escreveram sobre os pilares da Reforma, isto é, no que nós cremos como IECLB e o que afirmamos.

********************Somente Cristo*************************

Escrito pelo P. Helmut Burger
O alicerce da confissão luterana: somente Cristo
Na opinião dos luteranos, 'Somente Cristo' é o suficiente para a nossa vida aqui na terra e também para depois. Exemplificando isso, tenho contado um episódio: era dia de forte chuva e o trânsito parou, mas eu tinha que viajar. Num posto de gasolina, olhei por uma carona, quando encostou um carro. O motorista foi ao restaurante e nós também. Foi quando uma senhora constatou 'Sr. Pastor, hoje o senhor não viaja! '. O motorista nos olhou 'É Pastor de que Igreja? Da luterana?'. Pouco depois, ele voltou a falar conosco 'Se o senhor me responder com toda sinceridade a uma pergunta, o levo'.

No carro, nos apresentamos. Era um verdadeiro 'pai coruja'. A pergunta era precisa: 'É verdade que os luteranos acreditam que a pessoa pode aprontar o que quiser, que Deus 'perdoa tudo e sempre?' fé', minha resposta era de uma só letra. Onde pâra este mundo Deus perdoa tudo!?' Continuei 'Se sua filha de cinco anos aprontar das dela, você faz o quê castiga , severamente?' 'Bom', respondeu ele, 'Ai, castigo não resolve. Eu a tomo nos meus braços e a aperto com todo o meu carinho. Isso resolve tudo, mas ela é só uma criança ... '. A conclusão foi fácil: perante Deus, somos sempre crianças e o seu abraço resolve. cristo é o abraço de Deus. No tempo de Lutero, o 'Somente Cristo' significava, passado à prática, três senhas:Somente pela fé, Somente pela graça. Somente pela Escritura. Hoje, penso que o somente Cristo deveria ter as seguintes três senhas: Somente pela comunhão contra a fervorosa piedade individualista, Somente pelo abraço - contra a busca por cura de doenças físicas e mentais e Somente pela dignidade.· contra o apostar em mera segurança e prosperidade.

*****************Somente Graça*******************

Escrito pelo P. Günter Wehrmann

Gente que se sabe agraciada se torna 'graciosa'

Vivemos num mundo em que tudo deve ser pago. Essa regra vale do nascimento até a morte. Nada é de graça. Pessoas fortes, inteligentes, ricas, sãs e jovens vencem as pessoas fracas, menos inteligentes, pobres, doentes e idosas.
Contudo, também para 'as pessoas aparentemente bem favorecidas e sucedidas coisas essenciais da vida, como fé, esperança, paz e amor, não podem ser produzidas merecidas e muito menos compradas. Em situações de perda, flagram-se da pró impotência e da falta de sentido para viver. Mesmo que tenham levado uma vida religiosa como o fariseu Saulo ou o monge Martim Lutero, à luz da palavra de Deus reconhecerão que ficam devendo sempre.
Isso seria desesperador se Deus não tivesse vindo ao nosso encontro. Por meio de Jesus Cristo, ele nos reconciliou consigo, conosco e uns com os outros. Ele nos certificou disso já no Santo Batismo sem que o tivéssemos merecido. De graça, nos incorporou na grande família de Deus e nos ofereceu tudo o que é necessário para viver feliz, morrer com esperança e ressuscitar para a vida eterna. Essa grata experiência revolucionou a vida do Apóstolo Paulo e do Reformador Martim Lutero,
Por meio da palavra de Deus, dos Sacramentos do Santo Batismo e da Ceia do Senhor, estamos sendo libertados - do ter para o ser, do eu para o tu. Vivendo da graça e da misericórdia de Deus, em sua comunidade, estamos sendo cativados e constrangidos para agir de maneira graciosa e misericordiosa, pois, pela graça de Deus, vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. Em nossa união com Cristo ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós.

********************Somente a Escritura*********************

Escrito pelo P. Günter Böebel


Escritura: testemunho e palavra!

Lutero, o Reformador, quando expressa' somente a Escritura' deixa claro que o ponto de partida da fé cristã é a revelação de Cristo afirmando quem é o Pai e quem é o Criador. Na sua época, havia afirmações de que a tradição da igreja poderia correr em paralelo ou até subjugar a Escritura, por isso, a ênfase de Lutero de que, para a salvação em Jesus Cristo, 'somente a Escritura' pode levar ao caminho da salvação por meio de Jesus Cristo. Nenhuma lei, nenhuma tradição, nem mesmo da igreja, pode duvidar da Sagrada Escritura, que é norma para a salvação em Jesus Cristo.
Desde o momento em que Deus começa a se revelar aos homens, ele o faz das maneiras mais diversas, por isso sempre, de novo, é lembrado 'o Deus de Abraão, Isaque e Jacó ... ', Deus se comunica com os homens e estes homens que vivem esta fé testemunham e vivem as verdades ditas por Deus. Este testemunho era tão importante que as histórias de Deus, passadas às gerações seguintes, eram a expressão' da verdade.
Quando a história de Deus com os homens se aprofunda e vai surgindo' a escrita, torna-se palavra de Deus escrita por homens que tiveram uma maravilhosa experiência com Deus, que, na sua infinita bondade, misericórdia e amor, envia seu filho para que este o diga, de forma concreta, quem é este Deus amoroso e Pai.
Portanto, a Escritura Sagrada é a revelação de Deus para com os homens e Jesus, como autor e consumador da fé, é o revelador do Deus que se toma conhecido. Aqui, não existe mais possibilidade de interferência humana, por isso Lutero deixa claro que somente a Escritura, que revelou Deus em Jesus Cristo, é o ponto de partida
para a fé cristã. Claro, sob os outros pilares da reforma e da confissão de fé que proclamamos.


*********Somente Fé***********

Escrito pelo P. Harald Malschitzky
A fé e nada mais

'Deus é amor'. Este é o fio condutor que atravessa a Bíblia do começo ao fim. Esta afirmação vai sendo desdobrada em diversas formas e acontecimentos desde o povo de Israel até Jesus e as primeiras comunidades cristãs retratadas no Novo Testamento.

Acontece, porém, que, muitas vezes; este amor foi soterrado por ritos, exigências prescrições.
O próprio Lutero sofreu com essa realidade: tentava obedecer 'tudo à risca via o amor de Deus cada vez mais distante. Seu sofrimento se condensava na pe Como vou conseguir um Deus gracioso? Em outras palavras: como chego ao tão falado amor de Deus? Dito ainda de outra forma: como eu, pobre diabo, posso me apropriar do amor de Deus?
A resposta a estas perguntas estava - e está - na Bíblia. Seguramente, Lutero já tinha lido aquela passagem, mas em uma das leituras lhe caiu a ficha. O justo por fé. No estudo da Bíblia, Lutero vinha descobrindo que justo não é o 'certinho' mas o 'perdoado', amado por Deus, justificado por Deus em seu amor e, por tudo ser a forma do amor de Deus se manifestar, só há um jeito de se apropriar dele: a fé.
Amor não pode ser conquistado, somente pode ser aceito como um pres gratuito e imerecido. Este ato de aceitar se chama fé. Aceito o presente que Deus me dá: perdão, reconciliação e nova vida. Por isso o justo viverá por fé!

A experiência de viver pela fé é a experiência da liberdade para a vida em direção aos outros. Se já não é preciso investir tempo e energia para conquistar os favores de Deus, posso investir na vida dos outros e na vida da criação por causa e motivado pelo amor de Deus. É por isso que Lutero afirmou que, pela fé, somos livres de tudo e se de todos.


Convite:


Hoje à noite, dia 29 de outubro de 2009, às 20:30 horas, na Comunidade Luerana, assista conosco o filme Lutero. Martim Lutero, o monge que desafiou a Igreja Católica em plena Idade Média. Com Joseph Fiennes e Alfred Molina.

Sinopse:
Após quase ser atingido por um raio, Martim Lutero (Joseph Fiennes) acredita ter recebido um chamado. Ele se junta ao monastério, mas logo fica atormentado com as práticas adotadas pela Igreja Católica na época. Após pregar em uma igreja suas 95 teses, Lutero passa a ser perseguido. Pressionado para que se redima publicamente, Lutero se recusa a negar suas teses e desafia a Igreja Católica a provar que elas estejam erradas e contradigam o que prega a Bíblia. Excomungado, Lutero foge e inicia sua batalha para mostrar que seus ideais estão corretos e que eles permitem o acesso de todas as pessoas a Deus.

No sábado, dia 31, teremos culto Ecumênico, alusivo à Reforma, às 20:30 horas na Comunidade Evangélica Luterna - IELB, , no Distrito de Buriti, Santo Angelo/RS. Todos são convidados/as.

Maiores informações pelos telefones ou por e-mail.


55 3509 1003 P. Vilson L. Hining IECLB
55 3509 1155 P. Ervino Roos IELB


Fotos do culto na Comunidade Luterna IELB





Sem comentários: